sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O LABORATÓRIO DE COMPUTADOR: UMA MÁ IDEIA, ATUALMENTE SANTIFICADA

Há 20.000 anos, quando nossos ancestrais habitavam as cavernas, as crianças – que não tinham idade para caçar – eram diariamente mandadas a uma sala de caverna, para diminuir a destruição e o incômodo que causavam. O mais dintinguido ancião da tribo que tivesse passado da idade de caçar era encarregado delas, e o melhor que podia fazer era ensinar-lhes a tradição, a mitologia, e a boa conduta na vida diária da tribo. Decorando, as crianças eram logo capazes de recontar, palavra por palavra, a história do Grande Orelha, o grande caçador de mamutes, de contar nos dedos dos pés e das mãos o número de folhas de figo necessárias para temperar uma sopa de leão para doze pessoas e de recitar os 17 versos do grande poema “Fogo que Podia”.
Aprender não era fácil. Afinal, só havia uma quantidade determinada de coisas que poderiam ser memorizadas mecanicamente e só cálculos simples poderiam ser feitos nos dedos das mãos e dos pés. Ainda assim, esse aprendizado era realizado com prazer por todos.
Um dia, a palavra chegou com os pássaros migratórios de uma nova tecnologia, uma “tecnologia em muitos séculos de invenções”: O Lápis. Foi um burburinho é, sem hesitação, dois anciões foram mandados à Grande Caverna para aprender tudo sobre aquela maravilha. Quando voltaram, uma sala especial da caverna foi imediatamente aparelhada para fazerem estudos sobre o lápis. Foi acarpetada com as maiores folhas de mamoeiro e mobiliada com almofadas especiais, feitas de pêlo de camelo (daí a origem da palavra software). Nenhuma criança podia entrar na sala sem lavar as mãos!
Fascinado com a nova tecnologia, o ancião mais voltado para o futuro foi nomeado para começar o planejamento e o ensino dos Estudos sobre a Capacidade do Lápis na sala recém-aparelhada. Aliás, bastante cedo, surgiu um completo e o mais interessante currículo de Lapislogia. E como era interessante! 0 currículo trazia tópicos maravilhosos! Como apontar um lápis e como usar a outra ponta para apagar; como equilibrar um lápis na orelha e como segurá-lo entre os dedos. A criança estudiosa, que tivesse sido bem sucedida nessas etapas mais difíceis, poderia começar a usar o LapisLogo (para desenhas flores), o LapisCribe (para rabiscar letras) e o LapisSupposer (para traçar a área de flolhas de desenho incomum). As crianças mais bem sucedidas, a nata da nata, poderiam ainda entrar no LapisBase – para enumerar as invenções de armas da tribo, o campo de caça e a família das árvores.
Um desenvolvimento interessante deu-se bem diante dos olhos dos anciães. As crianças começaram a escrever.
Havia, é claro, alguma preocupação com relação à possibilidade de esse novo empreendimento interferir (ó Deus!) no que tinha sido desenvolvido no ensino de rotina da caverna regular. Lá, os professores (naquele momento já havia dois) estavam verdadeiramente preocupados como fato de que a introdução do lápis na sala privilegiada pudesse forçar algumas mudanças no aprendizado mecânico, tão bem estabelecidos. Na verdade, havia uma mulher da tribo, conhecida pelo seu modo provocativo de encarar a vida (ela uma vez sugeriu que as crianças inventassem suas próprias histórias, mas é claro que em silêncio), que propôs usar o lápis em todas as atividades de aprendizado das crianças, talvez para escrever, possivelmente para fazer contas.
Mas não havia realmente espaço para esse tipo de preocupação. Por que, afinal, alguém, com exceção da excêntrica mulher, chegaria a sugerir que aquele maravilhoso currículo de Lapislogia, supervisionado por renomados peritos, com suas possibilidades de desenho, escrita e cálculo, fosse tirado da sua sala especial para substituir o aprendizado automático? Por que um lápis deveria ser usado como instrumento nas rotinas diárias? (...)

PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO

Espero gostar muito do curso, aprender tudo que me for ensinado, me relacionar bem com os colegas de curso e que no final eu esteja apta a trabalhar com meus alunos da melhor maneira possível.

RESUMO DO TEXTO DO LACERDA

O texto nos mostra que nós professores não estamos preparados para ministrar toda essa tecnologia que estamos recebendo hoje nas escolas, consequentemente estabelecemos uma certa resistência em usar todo este aparato que nos é oferecido por falta de conhecimento, mas temos que ter consciência que precisamos nos apropriar desta maravilha para melhor poder ensinar.

QUESTÃO LACERDA

Qual resistência você tem com relação a tecnologia?
Não tenho resistência, até gosto, o que falta e conhecimento, sei que preciso aprender muito para melhor trabalhar com meus alunos.

FRONTEIRAS DIGITAIS

Vendo o vídeo Fronteiras Digitais, podemos perceber a realidade das escolas brasileiras com as mudanças que ocorreram de maneira muito rápida. Observamos que apesar da grande evolução tecnológica, os educadores precisam se aperfeissoar, melhorando seus conhecimentos na área, para melhor transmitir para os alunos. Os educandos hoje tem acesso a todo esse mundo tecnológico, e muitas vezes, conhece melhor que os professores, e por essa razão acaba achando a escola um tanto ultrapassada, mesmo contendo vários dispositivos tecnológicos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LISTA DE BLOGS

Edson= http://edsondfernandes.blogspot.com
Suzyane=http://suzyanemoura.blogspot.com
Luciana= http://luedf.blogspot.com
Rosemei= http://roseferrari.blogspot.com
Armenio= http://armeniomr.blogspot.com
Vanilda= http://vfcsilva.blogspot.com
Neia= http://neiafuza.blogspot.com
Lucineia= lucivivian10.blogspot.com
João Rocha= http://joãorochadasilva1.blogspot.com
Leandro= http://leandrofz.blogspot.com
Vilma= http://vilmadneves.blogspot.com
Áurea= http://aureasantos-aurea.blogspot.com
Patricia= http://patriciapfs.blogspot.com
Gisele=http://gizafirmino.blogspot.com
Jair= http://jairramalho.blogspot.com
Paulo=http;//phborsattoesportes.blogspot.com
Neusa=http://neusabeltrame.blogspot.com
Maisa=http://maisaenfer7.blogspot.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A TECNOLOGIA APROXIMA O SER HUMANO

Assistindo o vídio A Tecnologia Aproxima o Ser Humano, observei que ela pode tanto aproximar quanto afastar as pessoas umas das outras. Depois que inventaram o telefone o celular o computador as pessoas já não se visitam mais, apenas se comunicam, por esta razão o mundo necessita de um abraço, ou seja, as pessoas precisam sentir umas as outras, ao mesmo tempo em termos de comunicação ela é muito rápida, e eficaz.