segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO: 8ª Série.
TÍTULO: Vídeo Teorema de Pitágoras.
CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Geometria.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: Teorema de Pitágoras.
OBJETIVOS: * Identificar em um triângulo retângulo a hipotenusa e os catetos.
* Deduzir que a área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual á soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.
* Aplicar o teorema de Pitágoras para calcular elementos em outras figuras geométricas planas.
JUSTIFICATIVA: Explorar o vídeo Teorema de Pitágoras como fonte de conhecimento sobre as telas e um breve comentário sobre a vida de Pitágoras.
METODOLOGIA: Os alunos irão assistir o vídeo” Teorema de Pitágoras “,que mostra e define a forma do Teorema através da música e imagem e será entregue aos educandos uma cópia da letra música para que eles possam memorizar e entender a fórmula do Teorema de Pitágoras.
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através de problemas que envolvem o Teorema de Pitágoras onde os alunos elaboraram e resolvem situações problemas.
RECURSOS UTILIZADOS: TV, CD, Papel, Lápis de cor, Régua, Compasso.



RELATÓRIO FINAL

O curso de Introdução Digital, com acessoria pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Loanda professora Claudia Verone d Oliveira que ministrou o Curso, buscando motivar e preparar os educadores a utilizar os computares e seus aplicativos, bem como outros recursos tecnológicos (TV Multimídias, internet,...). As atividades propostas e os encaminhamentos metodológicos fizeram com que buscássemos informações através de pesquisas e técnicas inovadoras que foram vivenciadas durante toda a aprendizagem.As atividades que foram trabalhadas são as seguintes:
-Trabalho de Leitura do material enviado pelo Programa Nacional de Informação Continuada em Tecnologia Integrado (Proinfo)
- Criação de uma pasta para armazenamento de textos;
- Criação de uma conta de e-mail no Gmail:
-Blog para postagens das atividades e comentários;
- Hiperlink, trabalho no BrOffice Impress para produção de slide;
-Conhecimento do maior site de busca da internet- o GOOGLE;
- Cadastro na comunidade Slideshare para conversão de slides;
- Postagens de vídeos;
Pesquisa na internet e seu uso responsável.
Houve muitos pontos positivos, entre eles a metodologia empregada pela professora a sua organização nas atividades, a clareza e a paciência na realização das mesmas.
Os pontos negativos observados foram: o pouco tempo para a realização das atividades práticas, considerando o grande número de informações do curso. A disponibilidade de um maior número de computadores e turmas para os próximos encontros. Este curso nos proporcionou uma mudança de paradigmas e nos mostrou várias formas de como utilizas as mídias para desenvolvermos aulas mais criativas e interessantes.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Neuza.. gostei como voce finalizou seu comentário sobre o curso Introdução digital que a Prof. Claudia Verone ministrou. Com certeza a numero de computadores disponiveis foram insuficientes. Não que isso tenha atrapalhado nosso aprendizado, mas com certeza teriamos avançado em outras atividades. Concordo ainda, que muitos dos professores que ali se fizeram presentes mudaram o conceito tradicional que tinham sobre o emprego das tecnologias na escola. Então, somando-se todo o trabalho envolvido os resultados são positivos. Tomara que tenhamos novas oportunidades e assim melhorar a qualidade de nossas metodologias. Um abraço..

    ResponderExcluir